-
Arquitetos: Schiefer Tschöll Architektur, Walter Angonese
- Área: 1482 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jürgen Eheim
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Bodenservice, EGGER, FiAM, Flos, GRAPHISOFT, J.Pichler, Kometal, Kästli Storen, Plank, ROSSIN, Roberti Rattan, Walter Meinrad
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta vila data dos anos 1950 e foi projetada por Walter Pinzer para a Baronesa Weihrauch di Pauli como parte dos aposentos do parque do Palácio Weihrauch di Pauli. Os arquitetos enfrentaram um cuidadoso desafio sobre qual seria a melhor abordagem para trazer essa construção para o século XXI.
A antiga casa foi expandida para o leste com uma construção que traz suas formas e temas e recebe também uma pequena extensão que os arquitetos chamaram de casa de chá.
Este pequeno pavilhão não nega as referências à arquiteutra japonesa, porém, soma também a relação com a paisagem e a cultura italianas. A varanda redonda da casa reinterpreta a abóbada da cozinha enquanto a conexão com o pátio garante a abordagem conceitual da arquitetura: continuar ao invés de adicionar.
A casa de chá, um pequeno edifício independente com seu telhado de quatro águas reinterpreta o típico telhado de monge e freira de uma forma contemporânea. Apesar da arquitetura arrojada, o protagonista do projeto continua sendo o paisagismo, com as vistas para as vinícolas, para o lago kaltern, para as Dolomitas ou para as Montanhas de Mendel. As aberturas existentes continuam enquanto as novas direcionam para a paisagem.
Cada cena ganha sua própria moldura, de forma que cada cena deveria se tornar uma pintura que retrata a paisagem. Internamente o edifício apresenta os materiais típicos da região, como a madeira, marmorite, gesso e uma paleta de cores elaborada por Manfred Alois Mayr, artista contratado para fazer a casa se destacar de forma especial.
Os proprietários demandavam construir uma casa para eles, e não uma casa turística. Um lugar onde eles pudessem receber seus amigos e convidados.
O luxuoso jardim, um espaço tranquilo e sereno, foi projetado por Roland Dellagiacoma, um paisagista ecologista, e traz duas piscinas que garantem uma impressão moderada. Para os carros há uma garagem espaçosa, enquanto há também uma adega que se tornou um espaço especial. Mesmo com a reforma a casa de duas alas ainda carrega a presença da Baronesa.